Estava eu alegre e sorridente na academia quando meu instrutor veio com essa simples pergunta: "Você sabe o que é CORE?"
Óbvio que fiquei com cara de hããã???, então ele começou a me explicar que CORE significa centro, essência ou de onde parte algo. Tá ok, você deve ter feito a mesma cara que eu na hora hehehe; então para explicar melhor, vamos lá.
Core é uma unidade integrada que compreende o complexo quadril pélvico lombar. A musculatura dessa região forma um colete que reveste nosso tronco. Ela trabalha para estabilizar a coluna e o corpo quando há ou não movimento dos membros.
Foto: Reprodução
Para você correr, chutar, arremessar algo ou fazer qualquer exercício, a musculatura dessa região contrai primeiro; isso acontece para que seu tronco fique estável e tenha, assim, capacidade de contrair os outros músculos, mover as articulações e, enfim, gerar o movimento.
Principais funções do core:
- Estabilizar a postura durante os movimentos.
- Manter a coluna alinhada contra a ação da gravidade.
- Criar movimentos eficientes.
- Dar suporte para os movimentos dos membros (braços e pernas).
- Aumentar a pressão intra-abdominal (com isso diminui a pressão nos discos vertebrais).
- Prevenir lesões (principalmente na coluna).
Exercícios para fortalecer a musculatura do core:
A estabilização do tronco é muito importante para prevenir lesões. Isso é feito pela musculatura interna do core. Foto: Reprodução
Os principais exercícios para trabalhar essa musculatura interna são os estáticos (que não têm movimento). Como exemplo temos as pranchas.
Aplicações:
Se você é praticante de algum esporte você tem que ter a musculatura do seu core fortalecida para melhorar seu desempenho e, principalmente, evitar lesões.
Se você busca exercícios para melhorar sua saúde e sua estética, fortalecendo essa musculatura você terá uma coluna saudável e estará apto para fazer os exercícios comuns dos treinamentos.
Então galera, vamos todos fortalecer o nosso CORE.
Beijos
Muito interessante não sabia da existência do CORE.
ResponderExcluir