Postagens populares

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sente sua mente intoxicada?

Uma coisa é ficar brava ou triste de vez em quando. Outra, é deixar que a raiva, o ódio, o rancor e sentimentos ruins tomem conta desse lindo corpinho que vocês tem. Para evitar que isso aconteça, adote algumas medidas simples, mas altamente eficazes.

1. Gritar... sozinha
Não tem nada pior que mulher histérica, que explode à toa. Para escoar o excesso de energia, conheça o Sopro Rá – prática respiratória que termina com um grito. “O som deve sair da região do estômago, e não da garganta”, ensina a consultora Márcia De Luca. Com os pés afastados, alinhados com os quadris, inspire fundo erguendo os braços. Entrelace as mãos no alto, gire a palma para cima e alongue todo o corpo. Ao expirar, flexione o tronco para a frente e grite “Rá”. Retorne à posição inicial inspirando profundamente. Repita cinco vezes.

2. Fazer exercícios
A atividade física, se não for mecânica, vai vitalizá-la. O que importa é escolher algo de que goste (dançar, nadar, correr...). “Os exercícios oxigenam e estimulam a produção de endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar”, diz a psicanalista Patrícia Argelazi.
3. Providenciar um amuleto
Os antigos xamãs atribuíam poderes medicinais às pedras. No livro A magia das Pedras e Cristais (ed. Planeta), Barbara de Lellis indica as propriedades de muitas delas: a malaquita equilibra o sistema nervoso; a esmeralda expande a consciência; o quartzo rosa alivia males do amor. Escolha uma ou várias para manter perto de você.

4. Afastar-se dos chatos
Quem está vulnerável deve passar longe dos fofoqueiros, dos reclamões e de quem adora julgar os outros. Já as pessoas de alto-astral atuam como antídoto contra “piti”.

5. Liberar a tensão
Procure incorporar a automassagem ao seu cotidiano para relaxar. Passe nas mãos um pouco de óleo vegetal morno (gergelim, por exemplo) e pressione áreas doloridas, como sola dos pés, ombros, pescoço e cabeça (experimente massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos). Inspire e expire durante o processo.

6. Permitir-se mimos
“Não descuide dos pequenos prazeres, pois são eles que trazem a alegria de volta”, garante a psicóloga Maila Flesch. Vá ao cinema, passeie, veja uma exposição ou tome um drinque com as amigas.

7. Construir o seu refúgio
Transforme sua casa num templo purificando-a com alguns rituais. Acenda incensos e velas e coloque vasos com flores brancas em pontos estratégicos. Em lojas de produtos naturais, é fácil encontrar aromatizadores: experimente borrifar essências cítricas, como limão, tangerina e laranja, que são estimulantes. À noite, prefira um aroma relaxante de lavanda.

8. Desconfiar dos próprios dramas
Não se leve tão a sério. Às vezes, rir de si mesma é o melhor remédio. “O humor abre portas, permite encarar as dificuldades sob uma nova perspectiva”, diz o americano Allen Klein, autor de Courage to Laugh (Coragem para rir).

9. Cantar
Pode ser debaixo do chuveiro, no trânsito ou no karaokê. O importante é soltar a voz. “Ao cantar, você desbloqueia a respiração e relaxa a musculatura corporal e da mandíbula”, explica a cantoterapeuta Adelina Rennó. “Isso ajuda a liberar as emoções represadas.”

10. Trocar o café pelo chá
Todo mundo adora um cafezinho, mas ele é um veneno para quem anda nervosa. Procure substituí-lo por uma gostosa xícara de chá à base de passiflora, melissa ou camomila. Esses calmantes naturais auxiliam o sono e a digestão. (Bom isso já faço, hahahaha, afinal odeio café =P)

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário