Postagens populares

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Exercícios - Muito mais que um corpinho bonito

Para manter o peso saudável ao longo dos anos, mulheres devem se exercitar ao menos uma hora por dia, de cinco a seis vezes por semana. É o que sugere um estudo divulgado no "Jama" (periódico da Associação Médica Americana), realizado com mais de 34 mil mulheres que foram acompanhadas durante 13 anos. Elas tinham, em média, 54 anos.
As voluntárias foram divididas em três grupos. Em um deles, elas se exercitavam até 30 minutos por dia, cinco vezes por semana. No outro, cerca de uma hora por dia cinco vezes por semana e, no terceiro grupo,
praticavam mais de uma hora de atividades com a mesma frequência. As que ganharam menos peso ao longo dos anos de estudo se exercitaram cerca de 420 minutos semanais -o que representa aproximadamente 60 minutos por dia. Para essa pesquisa, nenhum grupo fez dieta com restrição de calorias.

"Os resultados do estudo mostram que sustentar uma prática de exercícios de aproximadamente 60 minutos por dia é necessário para manter um IMC (índice de massa corporal) normal e prevenir ganho de peso", dizem os pesquisadores no artigo, médicos da Universidade Harvard.
A constatação é diferente das recomendações divulgadas em 2008 pelo American College of Sports Medicine -órgão que emite orientações sobre a prática de atividades, normalmente absorvidas por associações brasileiras. Nas diretrizes, a indicação era a prática de 30 minutos de exercícios moderados ou intensos no mínimo cinco vezes por semana para manter o peso saudável e prevenir doenças crônicas.
No entanto, ao menos para as mulheres de meia-idade, os pesquisadores sugerem que esse programa de treinamento pode não ser suficiente para manter o peso -apesar de trazer benefícios ao sistema cardiovascular e ajudar no combate de problemas metabólicos, como diabetes e colesterol alto.
A partir dos 45 anos, há diminuição na produção dos hormônios, principalmente dos anabólicos, como a testosterona. Com isso, há redução natural da massa muscular, tecido que contribui para o gasto total de energia do organismo.
Com o passar dos anos, a intensidade das atividades diárias também diminui. Logo, mulheres mais velhas deveriam ter gasto calórico formal (na forma de exercícios) maior para compensar essa perda.
"O gasto calórico do exercício propriamente dito é baixo [em relação à ingestão diária de calorias]. Mas ele tem um impacto maior do que isso, pois aumenta a disposição ao longo do dia e eleva a frequência da prática de outras atividades físicas, como uso de escadas e caminhadas no lugar de usar carro, o que gera um gasto calórico total maior ao longo do dia", afirma Paulo Zogaib, fisiologista do exercício do Cemafe (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte), da Universidade Federal de São Paulo.


Vá no seu limite
A orientação dos especialistas, no entanto, é que a mulher busque fazer exercícios em um ritmo e frequência proporcionais ao seu preparo físico.
Se ela é sedentária, por exemplo, deve começar com um programa mais leve, com orientação, e aumentar o tempo e a intensidade conforme adquire condicionamento.
"Como o metabolismo muda com os anos, quando o objetivo da atividade física é manter ou perder peso, aconselho ainda fazer acompanhamento nutricional, para a mulher não se desnutrir ou ter uma alimentação desequilibrada", diz o cardiologista e médico do esporte Carlos Hossri, responsável pelo programa de reabilitação cardiopulmonar e metabólica do HCor (Hospital do Coração).

Nenhum comentário:

Postar um comentário