Postagens populares

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Horário de Verão - Adaptação

Se vc, assim como eu, também de sente desbaratinado, perdido e detesta o horário de verão, é bom ler esse post.

O horário de verão começou no último sábado (21) a meia-noite, quando os relógios foram adiantados em uma hora. 
Quem tem mais dificuldades em se adaptar à essa mudança, deve começar a preparar o organismo com antecedência,  diz a fisiologista da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Ana Cláudia Duarte.
Porém, as pessoas podem fazer essas adaptações mesmo depois de 1 semana com o novo horário.  

Para muitas pessoas, os efeitos dessas mudanças provocam alterações no sono, que podem causar irritabilidade, estresse e baixa produtividade. Cansaço, fraqueza muscular, dores de cabeça, mau humor, alteração do apetite e diminuição na capacidade de concentração são outros sintomas.
Segundo a especialista, sofre mais quem tem dificuldade em flexibilizar o horário, como idosos e crianças (e eu.... hehehehe). “Pessoas que têm o horário mais rígido tem mais dificuldade. Quem está acostumado com a variação no ritmo do dia não se prejudica tanto”, explica.
De acordo com Duarte, mudar os hábitos gradativamente cinco dias antes de o início do novo horário já é o suficiente para adaptar o corpo. Quem costuma dormir às 22h, por exemplo, pode tentar fazer isso às 22h20. Na noite seguinte, às 22h30, depois, às 22h40. Essa alteração gradativa pode ser aplicada às demais rotinas, como almoço, jantar, atividades físicas.

Galera, sei que o horário de verão já começou, mas ainda dá tempo de azer essas alterações, eu irei começar hoje mesmo, pois só me acostumo com essa praga perto da hora dele acabar, lá em Fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário